Home
 
 
 
 
 
 
 

05/03/2019 

                     A Justificação Pela Fé e a Paz Com Deus

Rm. 5.1-11

Int.- A justificação é um termo forense que nos faz lembrar um tribunal. O homem, culpado e condenado, perante Deus, é absolvido e declarado justo, isto é, justificado.

Rm. 3.23: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

V. 24: Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

- O homem é justificado por Deus gratuitamente pela graça que há em Cristo Jesus.

- Através da morte vicária de Cristo Jesus no calvário o homem recebe o perdão dos seus pecados, quando o aceita como salvador.

- A justificação pela fé diz que Deus torna justo todo aquele que crê, pelo mérito que Cristo conquistou na cruz, para todos os homens, em todos os lugares.

- Deus sabia que a única chance de um pecador ser completamente restaurado, seria a forma que Ele adotou: A justiça de Deus mediante o Evangelho de Cristo.

- Nada podemos fazer para salvar-nos. Nem renúncias, nem promessas, nem sacrifícios, podem aplacar a voz da nossa consciência que nos acusa de pecado, a não ser unicamente a justiça de Deus, conseguida pela entrega voluntária de Cristo na cruz, pois somente Ele satisfez todas as exigências da lei.

Rm. 3.25: Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.

V. 26: Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

I- A Justificação Pela Fé Nos Traz a Paz Com Deus.

V. 1: Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.

- Reconciliados com Deus, passamos a ter paz com Deus. Mas essa paz não pode ser obtida de outra forma, senão por meio da fé em Jesus Cristo.

- E como nós precisamos dessa paz. Ela é à base de tudo. Quando não temos paz, tudo fica fora do lugar na nossa vida.

- E é essa paz que nos traz equilíbrio emocional, sabedoria, serenidade, força nas horas da aflição, exatamente por que ela não se baseia no fato de estarmos bem ou mal, mas no fato de que pela justificação pela fé, podemos ter plena certeza que Deus nos ama e está cuidando de nós.

- Precisamos cuidar por que essa é uma questão fundamental. Quando por algum motivo deixamos que essa paz nos seja tirada, pela ansiedade, pelo ativismo, pelos problemas do dia a dia, o Diabo pode facilmente nos enredar com suas acusações.

Ap. 12.10: E ouvi uma grande vos no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

- Uma pessoa com tendência ao pessimismo, ao desânimo, à depressão, pode ser facilmente envolvida nessa mentira diabólica que irá insinuar que Deus a abandonou, que já não tem mais perdão, que já não merece mais a misericórdia de Deus.

- Não se deixe enganar. Fale ao Diabo sobre a cruz de Cristo, e ele terá que recuar.

II- A Justificação Pela Fé Nos Garante o Acesso a Graça e Nos Traz a Esperança da Glória de Deus.

V. 2: Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

- Depois de tornados justos, agora, pela fé, temos acesso à graça de Deus e esperamos tomar parte na glória de Deus.

- A justificação pela fé já nos colocou na presença de Deus.

- Outrora não tínhamos essa esperança de termos acesso a Graça e de alcançarmos a glória de Deus, agora em Cristo Jesus alcançamos esse privilégio.

- Você tem se dado conta da grandeza dessa verdade? Dê glória a Deus por isso.

Rm. 4.7: Bem-aventurado aqueles cujas maldades e cujos pecados são cobertos.

V. 8: Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.

Rm. 4.25: O qual por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação.

- Agora eu e você estamos justificados pela fé em Cristo Jesus, pelo seu sacrifício vicário na cruz do Calvário.

III- A Justificação Pela Fé Nos Faz Suportar e Nos Gloriar Nos Sofrimentos.

V. 3: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência.

V. 4: E a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.

V. 5: E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

- O que significa isso? Significa também que aqui, quando estamos comprometidos com o Senhor e não entregues ao pecado, mesmo nas tribulações ou sofrimentos, a glória de Deus se fará presente em nós, manifestando o seu poder para nos levar ao pleno cumprimento da sua vontade: a tribulação produz perseverança, a perseverança experiência e a experiência esperança.

- O mesmo Deus de ontem é o Deus de hoje, então, quanto mais experiências de livramento temos, mais confiança que desta vez também Deus nos livrará em glória. O inimigo não vai nos derrotar.

- O recomeço é privilégio exclusivo dos que sobrevivem.

IV- A Justificação Pela Fé Traz o Derramar do Espírito Santo Sobre Nossas Vidas.

V. 5: E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

- Através da justificação o crente recebe o Espírito Santo de Deus, e esse faz o amor de Deus ser derramado em nossos corações.

- Somente um crente com o Espírito Santo de Deus consegue expressar o amor de Deus através da sua vida.

- É algo singular, é algo único no crente.

- Quando nos rendemos completamente a Jesus, o Espírito Santo é derramado em nossos corações.

- Junto com a justificação, vem o Espírito Santo para derramar o amor de Deus em nossos corações e assim confirmar que Ele nos aceitou.

I Co. 3.16: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

- Desde que aceitamos a Cristo como salvador, passamos a ser o templo do Espírito Santo, a morada do Espírito Santo.

I Co. 6.19: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

V- A Justificação Nos Dá a Segurança da Vida Eterna.

V. 8: Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

V. 9: Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

- Nesses versículos, Paulo explica novamente que a justificação pela fé, é mérito de Cristo e não nosso.

- O que Jesus fez extrapola em muito uma atitude humana natural.

- Talvez alguém decidisse morrer por uma pessoa boa ou justa, mas nós não éramos bons, nem justos.

- Assim, se Ele morreu por nós mesmo estando nós nessa condição, podemos ter plena confiança de jamais Ele faria tal obra em vão.

V. 10: Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

- Jesus fez um sacrifício perfeito para que nós fossemos reconciliados com Deus.

V. 11: E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

- O mérito da nossa salvação não é nosso, mas é de Cristo Jesus.

- Em Cristo Jesus nós fomos declarados justos.

- Nada, exceto o pecado deliberado, poderá nos roubar essa segurança.

Conclusão: Nós precisamos aprender a nos ver e nos mover dentro da realidade de filhos de Deus.

- Essa segurança que nada tem a ver com os meus méritos ou aquilo que sentimos. É um ato de fé.

- Nós precisamos tomar posse dessa segurança, por que ela não depende de nós, das nossas oscilações, mas foi adquirida pela cruz de Cristo.

- Essa segurança é o segredo da cura da ansiedade, do medo, da dúvida, da confusão de mente e do poder da sedução do pecado sobre a nossa vida.

- É ali, portanto nesse lugar de segurança, que devemos estar. É nesse lugar de plena paz e segurança que devemos ficar.

Fp. 4.7: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

 

 

 
       
 

Pr. Silvano Doblinski
Presidente da Igreja Assembleia de Deus
do Jabaquara em São Paulo - Brasil







 

 
Mais mensagens
Adicionar AD Jabaquara aos Favoritos