O VALOR DA PALAVRA DE DEUS                                                                                    31/05/2011
Sl.119.89-96

                                                           

Int.- Nosso sucesso ou fracasso na vida cristã depende do valor que damos a Palavra de Deus e de nossa obediência às suas verdades.

      É certo que uma pessoa pode ir para o céu sabendo pouco mais que João 3.16; pois a salvação é um dom gratuito de Deus. Mas se desejarmos ser crentes felizes e vitoriosos, teremos que nos alimentar regularmente da Palavra de Deus. Quanto mais nos dedicarmos a Palavra de Deus, mais rápido e melhor cresceremos na vida espiritual.

- Jesus anunciou a fórmula do sucesso pessoal:

Jo. 13.17- Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

- A felicidade, portanto, resulta de se conhecer a vontade de Deus revelada na Bíblia, e obedecê-la.

      O problema é que muitos crentes não se aplicam a conhecer a Palavra de Deus e os seus princípios, e não recebem todas as bênçãos da vida cristã.

Os. 4.6- O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento, porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Mt. 22.29- Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

- Temos um conselho de Deus para que cresçamos na graça e no conhecimento.

II Pe. 3.18- Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém.

- A Palavra de Deus não é estática, ela é dinâmica e poderosa.

Hb. 4.12- Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

- A Palavra de Deus realiza grandes coisas.

Is. 55.11- Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei.

- Pela Palavra do Senhor foram criados os céus e todas as coisas.

Sl. 33.6- Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca.

Sl. 33.9- Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu.

- Deus sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder.

Hb. 1.3- O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade, nas alturas.

- A Palavra de Deus tem o poder de outorgar vida nova.

I Pe. 1.23- Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.

- A Palavra de Deus também libera graça, poder e revelação, por meio dos quais os crentes crescem na fé e na sua dedicação a Jesus Cristo.

I Pe.2.2- Desejai afetuosamente, como meninos, novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo.

- A Palavra de Deus é a arma que o Senhor nos proveu para lutarmos contra Satanás.

Ef. 6.17- Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

Ap. 19.13- E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

      Na tentação no deserto, Jesus derrotou Satanás usando a Palavra de Deus. Ele dizia: Está escrito.

- A Palavra de Deus tem o poder de nos julgar.

Jo. 12.48- Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

I- Qual Deve Ser a Atitude do Crente Ante a Palavra de Deus?

1- O crente deve ansiar por ouvir a Palavra de Deus.

Sl. 119.130,131- A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices.

      Abri a boca e respirei, pois que desejei os teus mandamentos.

2- O crente deve procurar compreender a Palavra de Deus.

Mt. 13.23- Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra. E dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta.

 

Jo. 14.26- Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

3- O crente deve amar a Palavra de Deus.

Sl. 119.97- Oh! Quanto amo a tua lei. É a minha meditação em todo o dia.

4- O crente deve aceitar o que a Palavra de Deus diz.

I Ts. 2.13- Pelo que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.

5- O crente deve obedecer o que a Palavra de Deus ordena.

Tg. 1.22-25- E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

      Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural.

      Porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era.

      Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

 

Conclusão: Temos a oportunidade de decidirmos que tipo de crente queremos ser: Bem alimentados e fortes ou mal alimentados e fracos. Tudo depende do valor que damos para a Palavra de Deus.

      A importância que damos a Palavra de Deus revela que tipo de crentes somos.

      Discipline a sua vida ao ponto de separar minutos diários para ler e estudar a Palavra de Deus.

      Ame, se aplique e se aprofunde no estudo da Palavra de Deus e seja bem sucedido como cristão nesta terra.

 
    

  Pr. Silvano Doblinski
Presidente da Igreja Assembleia de Deus
do Jabaquara em São Paulo - Brasil

 
Mais mensagens